quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

A simplicidade das soluções

Hoje encontrei um texto e quero compartilhar, porque achei que vale muito  a pena sabermos que as coisas simples nos ajudam muito no dia-a-dia.



by Rui Gabriel


“Eu tenho uma filosofia muito simples: enche o que está vazio, esvazia o que está cheio, coça onde tens comichão.”
Alice Roosevelt Longworth

Por outras palavras: os problemas, sejam simples ou complicados, têm sempre soluções simples. Vivemos mais preocupados do que o necessário porque achamos que os problemas têm de ter soluções complexas pois pensamos que o complexo é bom e o simples não funciona.

O que é verdade é que normalmente o simples funciona otimamente, mas, como parece simples, nem chegamos a tentar . “Não pode funcionar” – dizemos. Queres um exemplo?

”Como é que hei de saber o que o meu cliente/parceiro/filho/pai pensa? Por acaso sou bruxo?”
Você já pensou em perguntar?

”Ai, isso não é para mim, eu não consigo fazer isso!”
Você já pensou em aprender?

”Eu não tenho tempo.”
Você já pensou que possuis 24 num dia? 24!

”Tenho problemas avassaladores! Uns em cima dos outros.”
Você já pensou dividir os problemas grandes em desafios pequenos? Depois resolver estes um por um?

”Isso que estás a dizer é muito bonito, mas se estivesses no meu lugar eu queria ver!”
Então porque é que você não faz o que achas que eu faria se eu estivesse no teu lugar?

Até parece ser verdade este fato: Coisas acontecem. 
Mas estas coisas podem ser um problema para uns e uma oportunidade para outros, dependendo do ponto de vista de cada um. Dentro dos que as encaram como problemas, uns resolvem rapidamente, outros lentamente, outros bloqueiam e amarguram-se.

O que me parece óbvio é que a dimensão do problema está relacionado somente contigo e não com o fato em si.  Ainda bem. Se estivesse relacionado com o facto, nada poderias fazer a esse respeito pois não está nas suas mãos a possibilidade de modificares um fato acontecido. Mas, se o problema tem a ver, não com o fato e sim com você, aí a coisa fica muito mais interessante: É que Você pode se modificar AGORA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário