sábado, 15 de dezembro de 2012

Os fundamentos das finanças pessoais - PARTE 03


Desenvolva disciplina para gastar

O eterno dilema de cada um, enquanto algumas pessoas acham difícil aumentar a renda, outras lutam para manter os gastos baixos. 
Temos que cuidar dos extremismo e, o equilíbrio sempre é o que há te melhor em cada situação em nossa vida.  Há aqueles que acreditam que a economia é superestimada e que viver com simplicidade de alguma maneira se assemelha à privação, não é necessário ter pensamentos desta forma, é DISCIPLINAR-SE, mesmo tendo bastante GUARDAR UM POUCO SEMPRE.  Mas aqueles que descartam essa característica para focar somente em ganhar, também perdem uma peça-chave do quebra-cabeça. 

Seu objetivo deve ser criar a maior lacuna possível entre ganhar e gastar.
Como fazer isso?  Agora, quero ver, temos várias dicas que podem ser adotadas no dia-a-dia, veja algumas delas aqui abaixo:

  • Adote a vida com simplicidade. Muitas pessoas têm vergonha de usar moedas, têm medo de parecer pobres, só saiba que moeda é dinheiro (veja este exemplo: Seu "Zio" e as 34000 moedas) mas a simplicidade é uma parte importante das finanças pessoais. Aprenda fazer mais com menos, como? Veja sempre as liquidações, é uma dica.
  • É difícil mas, pratique o gasto consciente. Olha, não é porque você não consegue comprar hoje o carro dos seus sonhos, (o meu é um Bentley, veja ele neste link: Ah... Meu sonho!!), Você não poderá nunca ter o seu sonho, mas no momento o que precisa é decidir o que é realmente importante e faça disso a sua prioridade. Reavalie o que não importa tanto, mas não desista do seu sonho, nunca.
  • Fuja disto quilômetros de distância, evite pagar juros. O poder dos juros compostos pode ajudá-lo a construir riqueza quando ele está do seu lado. Mas pode secar sua fonte quando está trabalhando contra. Para evitar o pagamento de juros, saia do endividamento e se mantenha fora dele. Eleja pagar o menor juro possível como um de seus objetivos, juros não é o que você paga é o que você tem que ganhar.
  • Reduza suas despesas mensais. Gastos imprevistos que aparecem e são pagos à vista podem ser dolorosos, mas despesas mensais como: assinaturas de revistas, TV a cabo e contas de telefone celular/fixo podem ser uma âncora nas suas finanças, tem que ter muito cuidado com todas elas.
  • Foque nos grandes ganhos. A simplicidade diária é uma habilidade válida. Ajudam você a guardar um pouco por vez. Mas se você realmente quer cortar suas despesas, gaste menos em coisas grandes, como casa e automóvel. Se finanças pessoais fossem um jogo sua pontuação de gastos viria da economia. Quanto menos você gasta, mais pontos você ganha, lembra-se disto nas postagens anteriores?.


Lembre-se: Seu poder de ganho pode trazer riqueza, mas simplicidade e economia vão ajudá-lo a mantê-la. Cortando os gastos enquanto aumenta a renda, você cria um superávit que pode ser usado para economizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário