quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Fundos de Investimentos?

1º Passo: Defina seus objetivos





- Qual o objetivo me leva a guardar dinheiro?
- De quanto dinheiro preciso para realizar este objetivo?
- Em quanto tempo quero realizar este objetivo?




Se você conhece bem sua necessidade, será fácil perceber que tipo de fundo é o mais adequado para você.
Por exemplo:

  • Quero manter uma poupança que, mais do que rentabilidade, tenha liquidez para uma situação de emergência.

Seus recursos devem ficar num fundo que permita resgates diários, que vise obter retorno no curto prazo. (Fundos Curto Prazo e DI)



  • Quero garantir recursos para minha aposentadoria. A única coisa que me interessa é manter o poder de compra do meu dinheiro em Reais.

Você deve aplicar num fundo que supere sua inflação a longo prazo, e obtendo um retorno extra, oriundo de uma taxa de juros. (Fundos Renda Fixa)



  • Quero investir porque penso, num longo prazo, morar no exterior e preciso manter o poder de compra do meu dinheiro em dólar.

Há várias alternativas de fundos que buscam acompanhar a variação cambial. (Fundos Cambiais)



  • Quero investir uma parte do meu dinheiro aceitando correr maior risco em troca de uma melhor rentabilidade a longo prazo.

Você pode aplicar nos fundos que têm uma carteira diversificada de ativos ou invistam em ações. Lembrando-se que estes fundos, no longo prazo, tem um retorno menor que os fundos de renda fixa (sem risco), ou seja, existem momentos corretos para se investir neste tipo de fundo, e a recomendação da Gestão Ativa Investimentos, é que seja alocada parte dos recursos para estes fundos, mas sempre mantendo uma parcela aplicada em fundos de menor risco. (Fundos Multimercados, de Ações ou Cambiais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário