quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Fundos de Investimentos?

3º Passo: Escolha os fundos que se adequam aos seus objetivos

Para escolher os fundos que melhor se adequam aos seus objetivos, separaremos a escolha em dois tipos. 

Primeiro: Os fundos que podem ter a rentabilidade comparada ao CDI (Fundos de Curto Prazo, DI, Renda Fixa e Multimercados)

Segundo: Os fundos mais arriscados, vinculados a outros indicadores (Fundos de Ações e Cambiais).

A ideia é buscar um fundo que apresente a maior proporção do CDI, em diferentes períodos (busque este dado para o mês, úlitmos 6 meses, 12 meses e 36 meses, para verificar a consistência do gestor).


Certificado de Depósito Interbancário - CDI

  • Os Certificados de Depósitos Interfinanceiros (CDIs) são títulos emitidos pelos bancos como forma de captação ou aplicação de recursos excedentes. 
  • A maioria das operações são negociadas por um dia. A taxa média diária do CDI de um dia é utilizada como referencial para o custo do dinheiro (juros). Por esse motivo, essa taxa também é utilizada como referencial para avaliar a rentabilidade das aplicações em fundos de investimento. 
  • As características de um CDI são semelhantes àquelas de um CDB, porém os CDIs somente são negociados no mercado interbancário, transferindo recursos de uma instituição financeira para outra.   CDIs são fundos pouco rentáveis, mas também fundos seguros e adequados para pessoas com perfil conservador. Em determinados momentos podem render mais que fundos agressivos, e vistos como mais rentáveis por indivíduos com perfil financeiro mais agressivo.
  • Fonte: Wikipédia.

Algumas pessoas irão bater na tecla de risco, e na segurança de uma boa instituição, então saiba que, se você for escolher fundos de investimento dos maiores bancos de varejo (Itaú, Banco do Brasil, HSBC, Safra, etc…), a rentabilidade esperada será de cerca de 90% a 98% do CDI. Se você escolher buscar fundos de Assets (empresas gestoras de capital de terceiros), você irá encontrar fundos que circulam de 95% a 110% do CDI.

Já para os fundos de ações é recomendável que você procure projeções dos analistas para aquele mercado (Dólar, Euro ou Bolsa de Valores) para o próximo ano, lembrando-se sempre de um fato que já foi comprovado cientificamente, os analistas, via de regra, recomendam sempre que a Bolsa de Valores, ou o investimento em ações será um bom investimento para aquele ano, e sua taxa de acerto, historicamente, é de 60% das vezes eles acertarem.

Mas a ideia é que, diferente do que dizem as revistas ou sites de investimento, os fundos de ação NÃO são bons investimentos a longo prazo, mas podem servir como um acréscimo no seu retorno, se utilizados nos momentos corretos. Saiba que sempre existe um momento para sair de uma aplicação e migrar pra outra.

Historicamente os fundos mais bem colocados não repetem o ranking do ano anterior, ou seja, a rentabilidade não é consolidada, até por que os critérios destes rankings não são voltados para rentabilidade total.  Não se assustem, é o mundo dos investimentos.
Outra dúvida na hora de investir, é quanto ao valor mínimo, mas saiba que alguns dos melhores fundos do mercado, olhando para RENTABILIDADE, aceitam investimentos iniciais de R$1000,00, e as vezes até de R$100,00.  

É hora de começar a procurar alguma coisa pra "testar" os ganhos.
Se tiverem dúvidas mandem perguntas, vamos procurar as respostas da melhor forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário