quinta-feira, 29 de novembro de 2012

De Endividado a Investidor, é possível?


Veja algumas dicas que irão te deixar muito mais confortável quando se fala em independência financeira, não é um bicho papão, muito menos impossível, é preciso: DISCIPLINA e CONSTÂNCIA.  Já falamos destes itens em postagens anteriores, quando possível reveja algumas com mais calma.

1) Não pense no controle financeiro como algo ruim 
O controle financeiro vai te mostrar como os pequenos gastos podem significar grandes montantes ao longo de um período maior, que não somente o mês, pode ser visto em semestre, ano ou vários anos, depende da sua meta. A ideia não é condená-los, mas sim te mostrar com clareza qual é o destino exato do seu dinheiro.

2) Identifique quais são as gastos fixos que você tem mensal, ou aqueles gastos que não tem como ficar sem, mas há várias maneiras de reduzir
Anote tudo, as despesas variáveis (diversão extra, mimos pessoais, presentes, remédios, etc) e fixas (mensalidades, prestação de lojas, financiamentos, aluguel, consórcios), mas também uma terceira, que serão as despesas semifixas. É aquela despesa que você não consegue zerar, mas que pode reduzir. Uma conta de luz, água ou gastos com transporte, por exemplo. A vantagem de considerar esse tipo de despesa como semifixa é a possibilidade de tornar o orçamento mais flexível.

3) Compre sempre a Vista 
É uma sugestão difícil de ser seguida, mas é pra fomentar a idéia de que é preciso e é melhor você poupar para PLANEJAR a compra a ser paga de uma única vez.  Se vai comprar um TV em 12 pagamentos, com certeza estará pagando no mínimo 30% a mais em juros e outras despesas do financiamento, pense muito bem antes de se imaginar saindo da loja com sua TV nova.

4) Quando eu devo poupar?
Reveja o item 2, esta identificação de gastos deve ser feita no início do mês para seu melhor planejamento, então quer dizer que depois de se livrar das dívidas e estar pronto para investir, você deve reservar o montante destinado aos investimentos logo no início do mês, e não no final. Dessa forma, é possível fugir da tentação de ver que há dinheiro sobrando e acabar gastando.

5) O cartão de crédito é ruim? Use seu cartão de crédito de forma inteligente
Nem vilão, nem melhor amigo. É possível usar os cartões de forma inteligente. Além da dica do item três (de comprar tudo o que puder a vista) a orientação é para que o futuro investidor negocie as anuidades do cartão para que elas sejam reduzidas ou até suspendidas, force a barra com a operadora do cartão. 


Nunca descarte a possibilidade de fazer algo mais, para complementar a renda e começar a investir mais o mais cedo possível, ou mesmo de repensar o que está fazendo, procure ajuda se achar que precisa.  Aqui no BLOG podemos trocar idéias ou entre em contato para que se possa indicar algumas coisas a se fazer. 

Pense com tranquilidade e certeza do que você deseja.  É muito comum se desanimar com os resultados do primeiro mês das planilhas. Muitos desistem porque acham que o planejamento é muito trabalhoso e esperam resultados quase instantâneos. Às vezes não é possível resolver a situação no primeiro mês , até porque é preciso anotar todos os gastos e eles sempre aparecem em datas que nem sempre esperamos, anote até os bem pequenos para ver como  é possível resolver o problema. 

E alguns deles só são percebidos no segundo mês de planejamento. Portanto continue com o planejamento de alinhar, para que o dinheiro sobre para realizar investimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário