sábado, 17 de novembro de 2012

GERENCIAMENTO EMPRESARIAL - 6 dias para DELEGAR tarefas


Ficar preso em atividades cotidianas e não ter tempo para focar nos aspectos estratégicos do negócio é um drama comum a muitos empreendedores. Acostumados a colocar a mão na massa no início da vida da empresa, muitos têm dificuldade para passar o bastão quando ela cresce. Muitas vezes o empreendedor se envolvem até em tarefas simples do dia a dia, como comprar ingredientes, e acabam sem tempo para se dedicar a planejar o futuro da companhia.

O palestrante e autor do livro Atitudes Vencedoras, Carlos Hilsdorf, dá dicas para quem quer aprender a delegar melhor:

Dê autonomia

Ao passar uma tarefa, seu compromisso deve ser com os resultados e não com o processo. Permita que os profissionais encontrem a melhor forma de executá-la. “Os caminhos não necessariamente serão semelhantes aos seus”, diz Hilsdorf.

Acompanhe os resultados

Delegar implica colaboração, acompanhamento e feedback. Dê o suporte necessário para que o profissional se sinta amparado para entregar o que é esperado dele e faça avaliações periódicas para que ele saiba se está seguindo no rumo certo.

Escolha a pessoa certa

Identifique o profissional ideal para cada tarefa. Gestores com tendência centralizadora desistem de delegar porque em experiências passadas escolheram errado e o resultado foi frustrante.

Dê um passo de cada vez

Se você não tem o hábito de delegar, comece aos poucos. Repasse pequenas tarefas, acompanhe os resultados e vá aumentando o grau de responsabilidade gradativamente.

Tire proveito dos erros

Os erros são inevitáveis – lembre-se: ninguém é infalível, nem mesmo você. Aproveite as falhas para treinar as pessoas e aprimorar os processos. Procure identificar e reconhecer sua responsabilidade na situação – às vezes o equivoco partiu de quem delegou e não de quem executou a tarefa.

Reconheça os acertos

Sempre que alguém fizer um bom trabalho, reconheça. Se o resultado for superior ao que você teria obtido, tanto melhor. Se você estiver cercado pela equipe correta, isso deve acontecer com frequência.

Fonte:  Redação PEGN - 5/09/2012 ás 08:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário